
A campanha #BumpDay criada pelo What to Expect, visa aumentar a conscientização das futuras mães sobre a necessidade de cuidados com sua saúde, garantindo gestações seguras e bebês saudáveis.
Essa campanha acontece anualmente na terceira quarta-feira de julho e neste ano o American Heart Association e a Sociedade Interamericana de Cardiologia se juntaram a ela para tentar diminuir a mortalidade materna, cuja principal causa está relacionada ao coração.
Aqui no Brasil tivemos uma mobilização no dia 20 de julho, principalmente nas redes sociais procurando fazer o alerta às futuras mamães.
Conforme dados registrados no Painel de Monitoramento da Mortalidade Materna, em 2021, o Brasil teve média de 107 mortes a cada 100 mil nascimentos. A hipertensão é a principal causa de morte materna no país, seguida da hemorragia e da infecção. Na América Latina não é diferente: 1 de cada 3 mortes de mulheres grávidas são por doenças cardiovasculares, somente 6% dessas mulheres foram diagnosticadas previamente, essas mortes poderiam ser evitadas em até 2/3 delas.
Uma gestação saudável é o melhor para a mãe e para o bebê.
A gravidez e o parto podem colocar em risco a vida da mulher.

Os casos de pré-eclâmpsia, diabetes gestacional, parto prematuro e bebês pequenos para a idade gestacional podem pôr em risco a saúde da mãe e do bebê. Com acompanhamento e controles adequados estas complicações, inclusive a mortalidade, podem ser evitadas.
Nosso país, imenso e diverso, é carente de assistência e atendimento adequados, muitas vezes por desconhecimento da própria paciente, por isso a importância de campanhas nacionais abrangentes conscientizando as mulheres.
Após o parto também se faz necessário o acompanhamento, pois muitas das complicações da gestação aumentam o risco de doença cardiovascular futuro dessas mães. Complicações essas que podem surgir precocemente, na primeira semana de pós-parto, como a Hipertensão, pré-eclâmpsia, miocardiopatia periparto, dentre outras.
Recomendações para as gestantes:
Visite o seu médico regularmente.
Tome os medicamentos segundo as indicações (orientações) médicas.
Reduza o estresse e controle a ansiedade.
Controle o seu peso. (Controle o ganho de peso)
Evite hábitos pouco saudáveis como fumar, consumir álcool e outras drogas ilegais.
Siga as orientações adicionais se você tem idade acima de 35 anos.
Legenda das fotos da esquerda para direita: Thais Vieira, Milena Barros, Marildes, Sheila Ferro,
Lucelia Magalhães, Kecia Amorim e Danielle Ouriques
Autora: Marildes Luiza de Castro (MG)